Implementação de programa Antifraude

A fraude é algo que atinge 70% das empresas. A melhor estratégia para seu combate é agir preventivamente através de um programa Antifraude.

Abaixo descremos os principais objetivos de um Programa Antifraude:

 

  • Criação de obstáculos para a geração de fraudes, reduzindo seus efeitos e implementação de meios para sua identificação preventiva;
  • Manter alta qualidade do ambiente de controle e consciência por parte dos usuários de que ele é ativo;
  • Discutir explicitamente o nível de tolerância à fraude;
  • Manter meios efetivos de comunicação de fraudes para os funcionários, conduzindo treinamentos formais dos canais de denúncia e expectativa de denúncia; e
  • Demonstrar capacidade de reação rápida e efetiva no processo de investigação, punição e correção de eventuais fraudes ocorridas, assim como comunicar as lições aprendidas.


Entendemos que um programa antifraude deve considerar pelo menos três fases:

 

 

  • Conhecimento do ambiente de negócios da empresa;

 

 

  • Analise dos processos de negócios à luz das hipóteses de fraude aplicáveis; e
  • Plano de resposta a eventos de fraude.


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